Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Projetos

Projetos

 

2010 - 2014
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EM REDE NACIONAL SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS COMUNS
ONEESP

Descrição: Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação Especial, o conhecimento que vem sendo produzido tem tido pouco ou nenhum impacto na definição dos caminhos que as políticas educacionais para a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais têm assumido no país. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo muito pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira. O presente projeto de pesquisa pretende inaugurar as atividades do Oneesp e terá como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que desde 2005 vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. Em que medida este tipo de serviço tem servido apoiar a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais? Que limites e possibilidades as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 22 pesquisadores de 18 estados e provenientes de 16 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo delineamento misto envolverá estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco hibrido produzir conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey que pretende coletar dados com uma amostra de 2.5.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Integrante / Denise Meyrelles de Jesus - Integrante / Maria Júlia Canazza Dall´ Acqua - Integrante / Rosangela G Prieto - Integrante / Solange Rodovalho - Integrante / Fabiana Cia - Integrante / Maria Cristina Marquezine - Integrante / Valdelúcia Alves da Costa - Integrante / Anamaria Silveira - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Lúcia Martins - Integrante / Alexandra Ayach Anache - Integrante / Marinalva de Oliveira - Integrante / Dulcéria Tartuci - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.

 

 

2010 - 2010
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (IV CBEE) / VI ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (VI ENPEE)
CBEE

Descrição: O VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial é uma proposta conjunta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial PPGEES da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, que consideram que o evento é uma ação importante para estimular a produção científica nessa área, divulgar o conhecimento que vem sendo produzido, promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais, e atender a demanda emergente por novas práticas decorrente da diretriz política educacional de inclusão escolar adotada pelo país.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 70) / Mestrado acadêmico ( 70) / Doutorado ( 50) . 
Integrantes: Maria Amelia Almeida - Integrante / Fabiana Cia - Integrante / Cristina Broglia Feitosa Lacerda - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2009 -2013
INDUÇÃO DAS AÇÕES DO PPGEES DA UFSCAR: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE REDES DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA

Descrição: A presente proposta tem como objetivo induzir as atividades de produção de conhecimento e de formação de recursos humanos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de fomentar a criação de uma rede de pesquisadores nacionais, que comporão o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEEs), cujo objetivo será o de conduzir estudos integrados sobre políticas de educação inclusiva. A proposta está fundamentada em análises da literatura científica relacionada aos 30 anos de pesquisa sobre a proposta de escolarização de estudantes com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, nas perspectivas da educação inclusiva na realidade brasileira, no histórico de 31 anos do PPGEEs de produção do conhecimento e formação de recursos humanos de alto nível para a área de Educação Especial e nas atuais tendências de produção científica em contextos coletivos, envolvendo o estabelecimento de redes de grupos de pesquisas integradas através das tecnologias de informação e comunicação, com a finalidade de contribuir para o avanço e consolidação da área no contexto acadêmico nacional. 

Situação: Em andamento; NaturezaDesenvolvimento.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 0).

Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. 

 

 

2009 - 2009
IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE

Descrição: O IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED e Fórum de Coordenadores Pesquisadores em Educação Especial (FORPRED-SUDESTE), planejado para ser realizado no campus da UFSCar de 08 a 11 de julho de 2009. Os encontros de pesquisa região sudeste têm sido organizados pela comissão formada por todos os coordenadores de programas da região sudeste , e como o local do evento é itinerante entre os quatro estados, sendo sediado sempre na univesidade de um dos programas, há também uma comissão local. É esta comissão organizadora geral que define a programação do evento. Os objetivos do evento são: 1) Ampliar os espaços de disseminação do conhecimento que vem sendo produzido no âmbito dos programas de pós-graduação da região sudeste; 2) Divulgar os conhecimentos produzidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sudeste; 3) Favorecer o intercâmbio entre docentes e discentes dos programas de pósgraduação da região sudeste; 4) Efetuar um balanço crítico da produção científica nos programas de pós-graduação da região sudeste ao Século XX na região XX; 5) Analisar as tendências da pesquisa na pós-graduação em Educação para o Século XXI; 6) Analisar as contribuições da produção científica no âmbito dos programas de pósgraduação da região sudeste frente aos desafios da educação básica brasileira para o século XXI; 7) Melhorar a produção científica dos programas de pós-graduação em Educação da região sudeste.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 10) / Doutorado ( 6) . 
Integrantes: Marisa Bittar - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3.

2008 - 2011
ALTA-TA & INCLUSÃO:VIABILIZANDO O USO DE RECURSOS DE ALTA-TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DISFUNÇÕES MOTORAS

Descrição: Nossa agenda de estudos sobre inclusão escolar tem continuamente apontado a situação problemática da escolarização de crianças com severas disfunções motoras nas escolas regulares, pois além das barreiras arquitetônicas, encontramos condições precárias de conforto e bem estar em virtude da inadequação de mobiliário escolar, e dificuldade de acesso ao currículo, seja pela falta de recursos tecnológicos, seja pela ausência de pessoas qualificadas para utilizá-los. Em 2005 iniciamos um projeto com o propósito de implementar um centro experimental de escolarização envolvendo recursos de alta tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral, a fim de analisar possibilidades e dificuldades, e de investigar como as barreiras encontradas no uso deste tipo de recurso podem ser superadas. O projeto envolveu a rede pública municipal de ensino na cidade de São Carlos, e foram conduzidas as seguintes fases: etapa preliminar de condução dos procedimentos éticos, estudo exploratório das condições do campo, e primeira fase de implementação dos recursos. Paralelamente cinco subprojetos vinculados foram conduzidos e concluídos até o presente. O principal resultado deste primeiro projeto-mãe foi a identificação de muitas barreiras a serem superadas, e os problemas encontrados serviram de base para a proposição de uma proposta de investigação de continuidade, que hoje se desdobra em sete subprojetos que se encontram em andamento . Os objetivos da presente proposta consistem em: produzir conhecimento teórico sobre o tema da alta tecnologia assistiva, desenvolver tecnologias subsidiárias que ampliem as possibilidades de acesso a este tipo de recurso, produzir conhecimento sobre o impacto do uso deste tipo de recurso na vida de escolares com disfunções motoras e desenvolver programas de formação de profissionais na área de alta-tecnologia assistiva. Em relação ao conhecimento teórico será efetuada uma revisão de estudos de modelos conceituais, com a construção de uma proposta de. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: Cristina Yoshie Toyoda - Integrante / Gerusa F Lourenço - Integrante / Emanuele Teixeira - Integrante / Natália Glafcheff Zanon - Integrante / Juliana Archiza Yamashiro - Integrante / Mariana Seabra - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1.

 

2008 - 2008
III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Descrição: O objetivo geral do evento será o de promover m fórum próprio para a área de intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial (pesquisadores, políticos e prestadores de serviços) para debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área, e; os objetivos específicos do evento serão: 1. Divulgar e avaliar o conhecimento produzido na área no âmbito nacional 2. Disseminar as derivações práticas, através da transferência de tecnologia do atual estágio do conhecimento em diferentes áreas das consideradas necessidades educacionais especiais. 3. Proporcionar um fórum de integração entre a produção do conhecimento e a prática junto às pessoas com necessidades educativas especiais no país. 4. Promover um intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais. 5. Oportunizar formação continuada para os egressos do PPGEES. 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Integrantes: Maria Cristina P I Hayashi - Integrante / Maria Amelia Almeida - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2007 - 2008
A PARCERIA EDUCAÇÃO ESPECIAL-EDUCAÇÃO REGULAR NA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR NA FRANÇA

DescriçãoTrata-se de um projeto que foi parte do estágio de doutorado no exterior e que resultou em dois estudos, a saber: 1.Política, Deficiência, Inclusão e Educação. O que a história francesa tem a nos dizer? 2.A escolarização de crianças e jovens com deficiências na França . CNPQ PROCESSO N 210184/2006-4.


Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Eric Plaisance - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3.

2005 - 2006
II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Descrição: O II Congresso Brasileiro de Educação Especial, II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) foi realizado no campus da UFSCar no período previsto ( 03 a 05 de novembro de 2005). O objetivo geral do evento foi o de promover um fórum próprio para a área de intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial (pesquisadores, políticos e prestadores de serviços) para debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eduardo José Manzini - Integrante / Maria Cristina P I Hayashi - Integrante / Maria Amelia Almeida - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2004 - 2008
PROJETO TA - INCLUSÃO :VIABILIDADE DOS RECURSOS DE ALTA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA FAVORECER A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM SEVERAS DISFUNÇÕES MOTORAS

Descrição: s recursos de alta tecnologia assistiva geralmente envolvem sistemas computadorizados, operados através de programas especiais de softwares, podendo ser usado por alunos com deficiências de fala, alunos com dificuldades de aprendizagem, que requerem instrução individualizada, ou alunos com deficiências motoras, que de outro modo não teriam acesso ao currículo, pela falta de movimentação para manipular os materiais básicos de escrita (lápis, caderno, borracha, etc.). Infelizmente em nosso país tais recursos ainda estão inacessíveis para a grande maioria da população das escolas públicas e mesmo onde eles existem não são utilizados pela falta de conhecimento dos educadores. Assim, embora em outros países tenha ocorrido nos últimos anos um crescimento explosivo da aplicação da tecnologia assistiva para pessoas com disfunções motoras, no Brasil, o avanço dessa área ainda tem sido lenta, principalmente no tocante ao uso de recursos de alta tecnologia aplicados à educação, pois ainda que os recursos fossem acessíveis, ainda faltaria treinamento para que os educadores pudessem utilizá-los. Os objetivos específicos do projeto serão: 1) desenvolver instrumentos e procedimentos de avaliação e planejamento individualizado de recursos de tecnologia assistiva para esse tipo de alunado, 2) implantar um centro de referência que poderá servir como lócus de demonstração e de formação de educadores e de estudos sobre o tema, e 3) avaliar o impacto do uso desse tipo de recurso na melhora do desempenho acadêmico, aumento da independência, e percepção de bem estar social e qualidade de vida pelo usuário no ambiente escolar. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Giseli Barbieri do Amaral Lauand - Integrante / Cristina Yoshie Toyoda - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de São Carlos - SP - Cooperação.Número de orientações: 1.

 


2004 - 2005
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CRECHES: SOCIALIZAÇÃO E LINGUAGEM.

Descrição: Curso de extensão. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.

 
 
2003 - 2007
PROJETO S.O.S. INCLUSÃO

Descrição: O projeto teve como objetivo geral de proceder a uma avaliação multidimensional de uma proposta de assessoria baseada no modelo de consultoria colaborativa de estudantes em formação para professores da rede municipal com alunos com necessidades educacionais especiais inseridos em suas turmas. Os objetivos específicos seriam : a) favorecer o desenvolvimento de escolas e creches inclusivas no município, de forma a garantir a médio e curto prazo, a ampliação do acesso a melhores oportunidades educacionais de populações com necessidades educacionais especiais no âmbito do município; b) promover melhoria na qualidade da educação oferecida pela rede pública municipal, a alunos com necessidades educacionais especiais, mediante a oferta de serviço interdisciplinar sistemático de apoio a alunos com necessidades educacionais especiais, seus respectivos professores e familiares; c) proporcionar aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional a experiência de formação e atuação em equipe interdisciplinar; d) ampliar as oportunidades de estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional de experienciar habilidades de reflexão sobre a prática, e de relacionar teoria e prática em situações reais de trabalho, e e) fornecer aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional oportunidades de formação, teórica e prática, em postos de trabalhos emergentes na sociedade, que seriam as equipes multidisciplinares com função de apoio consultivo e colaborativo aos sistemas de ensino inclusivos. Através de pesquisa colaborativa foram coletados dados em diários de campo, entrevistas, relatórios de estudos de casos e filmagens de reuniões de supervisão. APOIO: CNPq (bolsa produtividade em pesquisa e bolsa de apoio técnico) e PROEX/UFSCAR (duas bolsas de extensão e auxílio financeiro).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Cristina Yoshie Toyoda - Integrante / Paola Bisaccioni - Integrante / Ciro Martins Lubliner - Integrante / Fernanda Maciel dos Santos - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Prefeitura Municipal de São Carlos - SP - Cooperação / Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.

 
2003 - 2007
PROJETO PROESP-CAPES

Descrição: Projeto de desenvolvimento com verba do edital do programa especial da CAPES-PROESP de apoio para a produção de conhecimento e desenvolvimento de ações no âmbito doi PPGEES da UFSCAR voltados para a temática da educação especial e inclusão educacional. 

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Maria Amélia Almeida - Coordenador / Eniceia Goncalves Mendes - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 9.

 

2003 - 2005
I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IX CICLO DE ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA MENTAL

Descrição: I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs) e pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) no campus da Universidade Federal de São Carlos, no período de 11 a 14 de novembro de 2003. Os objetivos gerais do evento foram: 1. Promover um fórum de intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial (pesquisadores, políticos e prestadores de serviços) para debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área, e; 2. Comemorar o 25º aniversário do PPGEES e o 10º aniversário da ABPEE. Os objetivos específicos do evento foram: 1. Divulgar e avaliar o conhecimento produzido na área no âmbito nacional 2. Disseminar as derivações práticas, através da transferência de tecnologia do atual estágio do conhecimento em diferentes áreas das consideradas necessidades educacionais especiais. 3. Proporcionar um fórum de integração entre a produção do conhecimento e a prática junto às pessoas com necessidades educativas especiais no país. 4. Promover um intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais. 5. Oportunizar formação continuada para os egressos do PPGEES. De um público esperado em torno de 500 pessoas inscreveram-se no congresso um total de 640 pessoas, das quais 178 foram isentas de pagamento por serem pesquisadores convidados, docentes dos mini-cursos ou membros da comissão organizadora. Em relação à procedência constatou-se que participarem do evento pessoas provenientes de 19 estados brasileiros e de 102 diferentes municípios e de 51 universidades brasileiras.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 20) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 30) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Maria Amélia Almeida - Integrante / Lúcia C.A. Williams - Integrante / Antonio Celso Goyos - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

 
 
2003 - 2004
ASSESSORIA PARA PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Descrição: O presente projeto tem como objetivos: a) Em relação à extensão: - Favorecer o desenvolvimento de escolas e creches inclusivas no município, de forma a garantir a médio e curto prazo, a ampliação do acesso a melhores oportunidades educacionais de populações com necessidades educacionais especiais no âmbito do município; - Promover melhoria na qualidade da educação oferecida pela rede pública municipal, a alunos com necessidades educacionais especiais, mediante a oferta de serviço interdisciplinar sistemático de apoio a alunos com necessidades educacionais especiais, seus respectivos professores e familiares. b) Em relação ao ensino - Proporcionar aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional a experiência de formação e atuação em equipe interdisciplinar. - Ampliar as oportunidades de estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional de experienciar habilidades de reflexão sobre a prática, e de relacionar teoria e prática em situações reais de trabalho. - Fornecer aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, e Terapia Ocupacional oportunidades de formação, teórica e prática, em postos de trabalhos emergentes na sociedade, que seriam as equipes multidisciplinares com função de apoio consultivo e colaborativo aos sistemas de ensino inclusivos. b) Em relação à produção do conhecimento - Desenvolver procedimentos que permitam gerar e gerenciar informações que possam subsidiar a política de inclusão escolar no âmbito do município; - Implantar e avaliar estratégias para a implantação gradual, planejada e sistemática de educação inclusiva em sistemas de ensino; - Gerar procedimentos de formação e material didático para programas de formação continuada de professores e de equipes interdisciplinares de apoio à inclusão escolar.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 30) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Cláudia de Nadai Chimetto - Integrante / Cristina Yoshie Toyoda - Integrante / Paola Bisaccioni - Integrante / Maria Clara de Freitas - Integrante / Ana Amélia de souza Francisco - Integrante / Ana Carolina S Figueiredo - Integrante / Carolina Bittencourt - Integrante / Érika Regina de Oliveira - Integrante / Diana Basei Garcia - Integrante / Ednéia V Pinheiro - Integrante / Fabiana da Silva Zutin - Integrante / Gabriela Pereira Vasters - Integrante / Heloísa C Crnkovic - Integrante / Janaina Teresinha S Junqueira - Integrante / Jorge Tadeu C Nascimento - Integrante / Juliana Costa Navéa - Integrante / Kátia Sartori - Integrante / Lara Lemos Graziadei - Integrante / Lilina Quirino S Ramos de Moura - Integrante / Lucas Bertonha Correa - Integrante / Maria Cecília Marrara - Integrante / Micheli Fernanda Machado - Integrante / Mônica Dias Teodósio - Integrante / Renata Morelli - Integrante / Thaise Fornasier Shigemori - Integrante / Uiara Guimarães Leoni - Integrante / Fernanda de Souza Forattore - Integrante / Paula Regina Carvalho Silveira - Integrante / Fernanda Maciel dos Santos - Integrante / Rachel R de Freitas - Integrante / Janaina Aparecida Baldissera - Integrante / Tatiana Beline de Freitas - Integrante / Juliana Cortez de Oliveira - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro / Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Secretaria de Educação Superior - Auxílio financeiro / Secretaria de Educação Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3.

 

 

2003 - 2004
PROJETO PRODISC 5- ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DISCENTES DOS PPGES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Descrição: análise crítica de dissertações e teses na área de educação especial.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.

2002 - 2004
FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO EM CRECHES: IDENTIFICANDO SITUAÇÕES PROBLEMA

Descrição: Dando continuidade ao plano de pesquisa que visa estudar o processo de inclusão escolar, o presente projeto teve como objetivos: a) Replicar um estudo realizado em 2001, cujo objetivo foi a identificação de alunos com necessidades educacionais especiais em creches, a fim de comparar os dados e avaliar se as ações de formação continuada desenvolvidas após o levantamento inicial, produziram alguma mudança no processo de notificação dos educadores de creches; b) investigar a situação das 102 crianças anteriormente identificadas em 2001, a fim de avaliar se elas continuam sendo identificadas como alunos com necessidades educacionais especiais pelos seus educadores atuais, se receberam ou não algum apoio para atender suas necessidades e como avançaram no processo educacional; se o problema persiste ou se foi eliminado ou minimizado. c) descrever e analisar como o educador de creches desenvolve seu trabalho quando alunos com necessidades educaionais especiais se encontram inserdios em suas turmas. O delineamento do estudo prevê a realização de 3 estudos independentes, a saber: a) Levantamento, caracterização de crianças com necessidades educacionais especiais identificadas em creches b) Seguimento dos 104 casos de crianças com necessidades educacionais especiais identificadas em creches no ano de 2001 b) Descrição e análise da atuação dos educadores em turmas com alunos com deficiências.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 15) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 3) . 
Integrantes: Cláudia de Nadai Chimetto - Integrante / Melissa Picchi Zambon - Integrante / Maria Clara de Freitas - Integrante / Neucidéia Ap Colnago - Integrante / Tatiane Santos - Integrante / Paola Bisaccione - Integrante / Aline Maira Silva - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro / Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 38 / Número de orientações: 6.

2002 - 2004
ASSESSORIA TÉCNICA À APAE DE SÃO CARLOS - ANO III

Descrição: Assessoria técnica. 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.


2002 - 2003
PROJETO PRODISC 3 - ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DISCENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Descrição: No terceiro projeto, denominado PRODISC III (CNPq, Processo Nº 524226/96-2), concluído em junho de 2001, foram analisadas 185 dissertações e teses, das quais 156 eram da área de Educação, e forma defendidas entre 1996 e 1999; 27 eram produções discentes de programas da área da Psicologia, produzidas desde o início da criação dos Programas até o ano de 1998. Foram inda analisadas duas produções discentes de programas de áreas afins, no caso, uma da Fonoaudiologia e a outra da Reabilitação. Os resultados do PRODISC III, que em suma investigava uma produção mais recente e introduzia a análise dos estudos da área da Psicologia, foram assim sintetizados: 1. Três universidades apresentaram produção específica em programas das duas áreas, Educação e Psicologia (USP; PUCSP e PUCRJ) e duas apresentaram produção específica em Psicologia (UnB e UFMG); 2. Os Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e da UERJ continuaram se destacando na área de Educação com 46% da produção analisada nesse terceiro elenco; 3. Confirmou-se também, como nos estudos anteriores, a concentração da produção em programas dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca 83% dos trabalhos da área de Educação, e 62% dos trabalhos na Psicologia, embora tivessem sido analisados os dados disponíveis de apenas 5 programas dessa segunda área; 4. Manteve-se o predomínio dos trabalhos dedicados aos temas de "ensino-aprendizagem", "atitude/percepção de profissionais e pais", "identificação/diagnóstico/caracterização", "integração/inclusão" e "formação de recursos humanos". Os trabalhos sobre "atitude/percepção" e "identificação/diagnóstico/caracterização" destacaram-se tanto em Educação (43 e 19 produções, respectivamente) quanto em Psicologia (9 e 11). O tema "autopercepção" apareceu como um destaque novo, em comparação com os outros estudos, na produção da segunda metade da década de 90; 5. Os bebês de alto risco e os portadores de distúrbios de condutas passaram a integrar a população alvo. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Júlio Romero Ferreira - Integrante / Tereza Lenzano Castells - Integrante / Leila Regina Nunes - Coordenador / Eniceia Goncalves Mendes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14.


2002 - 2003
PROJETO PRODISC 4- ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Descrição: PRODISC IV (CNPq Processo Nº 524226/96-2) (Processo FAPESP Nº 2000/07485-0) Os objetivos do projetos foram: a) proceder a uma análise crítica das dissertações e teses, cuja temática principal tenha sido a educação dos portadores de deficiência, de distúrbios de conduta e de talentos especiais, e que tenham sido defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação é Psicologia do país, até 1999; b) proceder à análise dos fundamentos teóricos e metodológicos dessa produção acrescida do acervo de aproximadamente 400 teses e dissertações defendidas nos Programas de Educação desde sua criação até 1999, já analisadas em projetos anteriores; c) identificar os núcleos temáticos de toda essas teses e dissertações e apresentar o estado da arte do conhecimento produzido sob forma de um livro, ) d) organizar um banco de dados em CD-ROM e um site na Internet para disponibilizar este acervo aos pesquisadores e profissionais da área; e ,e) realizar levantamento, a partir de resumos, das dissertações e teses defendidas na década de 90 nas áreas de Antropologia e Lingüistica que tenham relevância para as questões educacionais relacionadas à Educação Especial. A análise da produção discente foi efetuada através da leitura das dissertações e teses na íntegra. A partir dos roteiros preenchidos é efetuada uma análise quantitativa através da construção de tabelas que sintetizam as principais informações sobre o elenco dos estudos analisados. A caraterização da produção discente foi baseada nos dados dos 516 estudos já analisados, dos quais 411 eram da área de Educação e 105 da Psicologia.

SituaçãoConcluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Júlio Romero Ferreira - Integrante / Tereza Lenzano Castells - Integrante / Tania Muller - Integrante / Vânia Lúcia Corradi Carvalho - Integrante / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Integrante / Lígia Cardoso Silveira - Integrante / Aline Maira Silva - Integrante / Morgana de Fátima Agostini - Integrante / Leila Regina Nunes - Integrante / Anelise Durante Pagani - Integrante / Roberta Roncali Mafesoli - Integrante / Dreidy Mara de Almeida - Integrante / Roberta Gomes Nunes - Integrante / Simone Rocha Matos - Integrante / Maria Helena Féres Valle - Integrante / Márcia Imaculada de Souza - Integrante / Antônio Paulo Angelico - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga - Integrante / Dayse Serra - Integrante / Eliana Marques Zanata - Integrante / Fatima Ali Abdalah Abdel Cader - Integrante / Fernanda de Moura Berard Siqueira - Integrante / Flávia Daniela - Integrante / Flávia de Paiva Salgado Góes - Integrante / Frances da Silva - Integrante / Giovana Zuliani - Integrante / Giseli B. A. Lauand - Integrante / Heloisa Stoppa Menezes Robles - Integrante / Inácia M. Nunes - Integrante / Jáima Pinheiro de Oliveira - Integrante / Janaina Garcia Sanches - Integrante / João Roberto Franco - Integrante / Jorge Tadeu Juncken - Integrante / Juliana Tini - Integrante / Karine Ribeiro de Assunçao - Integrante / Leila Soutilho - Integrante / Lydia C. Marques Barbieri - Integrante / Margherita Midea Cuccovia - Integrante / Maria Auxiliadora F. Tiburcio Duque - Integrante / Maria Helena Rubin - Integrante / Mariana Clivati do Amaral - Integrante / Mário Lúcio de Lima Nogueira - Integrante / Nelson Dagoberto de Matos - Integrante / Rachel de Faria Brino - Integrante / Rafael Siqueira de Guimarães - Integrante / Renata Cristina Moreno Molina - Integrante / Silvia Sales de Oliveira - Integrante / Sumérica Souza Lopes de Lima - Integrante / Telma Flores Genaro Motti - Integrante / Thaís Porlan - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1.


2002 - 2003
Banco de dados sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na rede municipal de ensino regular.

Descrição: Construção de um banco de dados.

Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.


2002 - 2003
CURSO SOBRE POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO FUNCIONAL PARA O ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Descrição: Curso de extensão. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador. 


2001 - 2003
ASSESSORIA TÉCNICA À APAE DE SÃO CARLOS - DENTRO DO PROGRAMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Descrição: assessoria técnica. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.


2001 - 2002
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Descrição: Curso de Extensão. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Tania Regina Levada Neves - Integrante / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Integrante / Elayne Cristina Pereira - Integrante / Lígia Cardoso Silveria Rosa - Integrante / Eliana Marques Zanatta - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1.


2001 - 2002
CURSO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CURRÍCULO FUNCIONAL PARA PROFESSORES DE ALUNOS SEVERAMENTE PREJUDICADOS

Descrição: Curso de Extensão. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Morgana de Fátima Agostini - Integrante / Lígia Cardoso Silveria Rosa - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4.


1999 - 2001
PROJETO PROIN-CAPES

Descrição: Projeto de integração da graduação com a pós-graduação aprovado no Edital PROIN/CAPES. 
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
IntegrantesMaria Amélia Almeida - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Maria Stela de Alcantara Gil - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

1999 - 2000
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR
Descrição: Projeto de extensão. 

Situação: Concluído; NaturezaExtensão. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Paula A Massa - Integrante / Simone Barreto - Integrante / Cláudia de Nadai Chimetto - Integrante / Eliana Bastos - Integrante / Mauro Junji araki - Integrante / Melissa Picchi Zambon - Integrante / Maíra Tumbiolo Tosi - Integrante / Maria Fernanda de Jesus Miao - Integrante / Marina Fonseca Greghi - Integrante / Lígia Cardoso Silveira - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.

1998 - 2000
PROJETO PRODISC 2 - ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DISCENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Descrição: No segundo projeto, denominado PRODISC II, (CNPq Processo Nº. 524226/96) procedeu-se ao estudo dos egressos do programa da UFSCar e foram ampliadas as análises de 98 estudos (teses e dissertações) sobre o indivíduo com necessidades especiais, que haviam sido defendidas até 1995, nos 22 programas de pós-graduação em Educação reconhecidos na época pelo Ministério da Educação, excluindo-se o PROPEd da UERJ e o PPGEEs da /UFSCar, cuja produção na área já havia sido analisado no projeto anterior. Os resultados deste projeto, quando comparados aos obtidos no estudo anterior, baseados nos dados da UERJ e da UFSCar, apontaram: 1. Enquanto no estudo anterior onde predominava o tema "ensino/aprendizagem", no PRODISC II, que envolveu outros programas de Pós-Graduação em Educação, preponderou o tema "atitude e percepção de pais profissionais" frente aos portadores de necessidades especiais e cresceu o número de trabalhos sobre políticas e instituições educacionais, embora eles ainda existissem em pequeno número; 2. Quanto à população alvo dos estudos, confirmou-se também a concentração na área de deficiência mental e a escassez de estudos dirigidos aos portadores de deficiências múltiplas, problemas de conduta e altas habilidades; 3. Os estudos de caso dividiram com as pesquisas descritivas a preferência metodológica e, num segundo plano, ganharam vulto os estudos históricos e decresceram os experimentais; 4. Constatou-se ainda a preponderância da perspectiva social sobre a psico-educacional contrastando assim com a tendência observada nas dissertações da UERJ e UFSCar. . 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Leila R P Nunes - Integrante / Júlio Romero Ferreira - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Lígia Cardoso Silveira - Integrante / Márcia Imaculada de Souza - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1.

1996 - 1997
PROJETO PRODISC 1 - ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DISCENTE DOS PROGRAMAS DA UERJ E UFSCAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Descrição: No PRODISC 1 (CNPq Processo Nº 523960/94) procedeu-se à análise das dissertações defendidas entre 1981 e 1995, assim como à caracterização e análise da história dos dois programas considerados pioneiros nessa área, com significativa produção discente: o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (PPGEES/UFSCar) e o Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ). Nesse projeto foi também investigada a perspectiva dos egressos da linha de Educação Especial do programa da UERJ. Foi efeutada a análise na íntegra das 138 dissertações de mestrado em Educação Especial dos programas da UERJ e da UFSCar defendidas entre 1981 e 1995 mostrou, dentre outros dados, que: 1. Uma parcela considerável das dissertações, de ambos os programas, abordou como tema principal o processo ensino-aprendizagem dos portadores de deficiência/distúrbios de conduta e superdotados. Outros temas freqüentes foram: atitude/percepção de profissionais e pais, identificação/diagnóstico/caracterização, integração, formação de recursos humanos e profissionalização. 2. A população-alvo da maioria dos estudos foi o portador de deficiência mental; 3. Aproximadamente 20% das dissertações dos dois programas não tinham como população alvo, indivíduos com necessidades educacionais especiais; 4. A maioria dos estudos envolveu crianças nas idades pré-escolar e escolar; 5. Aproximadamente 35% das pesquisas foram conduzidas em instituições do ensino público regular e especial; 6. A quase totalidade das dissertações foi desenvolvida nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo; 7. A metodologia de pesquisa mais empregada foi a descritiva; 8. A maioria dos autores realizou revisão abrangente e crítica da literatura; 9. Aproximadamente metade dos autores apresentou visão psico-educacional da deficiência. 
SituaçãoConcluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Leila R P Nunes - Coordenador / Rosana Glat - Integrante / Julio Romero Ferreira - Integrante / Márcia Imaculada de Souza - Integrante / Eniceia Goncalves Mendes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2.

Ações do documento